sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

DESTAQUES 2012

MARÇO

PUBLICAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO DO JORNAL 
IDEAL EXPRESSÃO 

Nesse mesmo período, a equipe do Centro de Multimeios responsabilizou-se pela confecção dos painéis da escola para acolher alunos e professores. Entre esses painéis, havia um que abordava a importância dos livros em nossa vida bem como a necessidade de conservá-los.



ABRIL

LIVROS DIDÁTICOS - GRADE CHEIA EM 2012 

Para o ano de 2012 as escolas públicas de Ensino Médio receberam livros didáticos novos de todas as disciplinas para todos os alunos. No Centro de Multimeios Margarida Maria Lima Lendro, o mês de abril foi marcado pelo trabalho de abrir os pacotes de livros didáticos ainda não abertos e carimbá-los para que na primeira semana de aula fosse iniciada a distribuição dos mesmos na escola.


Ao  distribuir os livros didáticos, a equipe do Centro de Multimeios dava orientações sobre os cuidados para com os livros, a necessidade do encapamento e convidava cada aluno a identificar de imediato todos os seus livros de forma a evitar o extravio.






MAIO

CAMPANHA PELO ENCAPAMENTO DOS LIVROS DIDÁTICOS
TODO LIVRO ENCAPADO AQUI!

Foi realizada uma campanha de conscientização sobre a importância do encapamento dos livros didáticos em toda a escola e a equipe de professores da biblioteca mobilizou-se para acompanhar o encapamento, sala por sala, na campanha “TODO LIVRO ENCAPADO”. Essa equipe também deu uma forcinha àqueles alunos com maior dificuldade para encapar seus livros.
Ainda neste mês, foi feita a reorganização do acervo da biblioteca para se iniciar o empréstimo de livros na escola.

HOMENAGEM ÀS MÃES 


Sob a orientação das professoras do centro de multimeios, um grupo de meninas fez uma homenagem às mães que englobou recitação de poesia e expressão corporal. Além disso, ajudou-se a confeccionar a lembrancinhas e a organizar as cestas de alimentos para a festa das mães.








JUNHO

FESTA JUNINA

Após esse esforço, a equipe deste centro resposabilizou-se pela ornamentação da escola para a Festa Junina do Colégio Estadual.







MEU LIVRO, EU CUIDO!

Houve também a divulgação do concurso de vídeo "Meu livro, eu cuido!". Foi   produzido o vídeo "Todo livro encapado aqui!" sob a orientação das professoras da biblioteca e do professor do LEI, Henrique Melo.


No vídeo, os alunos apresentaram a paródia abaixo, cantada pela aluna Tainara Santos, 2º E e criada pelo aluno Kevyn Darlyn, 1º C.
 
Paródia baseada na música
Não é proibido de Marisa Monte

Encape, guarde em local seguro
Conserve, ele pode estragar
Devolva, outros vão precisar

Não solte, ele pode rasgar
Não empreste, pode extraviar
Não dobre, ele vai amassar

Venha pra cá, venha comigo
A hora é pra já, é proibido
Danificar qualquer dos seus livros
Vamos reutilizar

Vai ser por toda essa semana
Convencer para toda a galera vir

Não seja contra essa campanha
Todo livro encapado aqui

Fita adesiva
A capa plástica
Vai precisar

Traz todo mundo
Tá combinado
É pra encapar

Toda preguiça
Deixa lá fora
Chega pra cá


AGOSTO

Fez-se a entrega da coletânea de provas do ENEM às turmas de 3ª série.




 
Ainda no mês de agosto, a professora regente colaborou com os professores de Linguagens e Códigos, sob a coordenação da professora Jacqueline Marques, na orientação a alunos de 3ª série para a produção do artigo de opinião para a Olimpíada de Língua Portuguesa.
Professora Jacqueline Marques, aluna Brenna de Sousa, professor Paulo Moreira.
Professores de Língua Portuguesa: Sheila Xavier, Jacqueline Marques, Jacinta Mendes e Paulo Moreira.

SETEMBRO

Dentre as atividades do mês de setembro, foi realizada a divulgação, nas terceiras séries, do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gêneros – concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos – e oferecida aos alunos e alunas da escola a orientação para a produção da redação do referido concurso, no ambiente da biblioteca, pela professora regente.







Ainda no mês de setembro, a equipe do jornal escolar se reuniu para planejar a terceira edição do jornal Ideal Expressão. Foi realizado um trabalho sobre o gênero notícia.

 






 Após essa etapa, iniciou-se a produção das matérias.

OUTUBRO


A equipe do centro de multimeios iniciou o mês de outubro fazendo a entrega dos cadernos de redação do ENEM e confeccionando também um mural informativo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.







 SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA 

VISITA GUIADA À BIBLIOTECA 

A Semana do Livro e da Biblioteca iniciou-se com uma visita guiada à biblioteca, onde foram exibidos slides sobre a matéria “O Apagão da Leitura” da Revista de Língua Portuguesa, para as turmas de 1ª séries.

-->





Prosseguindo com a programação, os alunos de todas as turmas visitaram a exposição “Conversando com Autores Russanos”, montada no auditório do colégio que proporcionou a alunos e professores um momento especial de contato com a produção escrita de autores de nossa terra. A escola teve o prazer de receber a professora e escritora Conceição Alves que partilhou um pouco das suas experiências, enquanto leitora e escritora, com alunos e professores. Ressaltou então a importância da leitura em nossa vida e a relevância de se ter uma produção cultural mais intensa em nosso município. 









A programação da Semana do Livro também contou com a palestra “Leitura e Desenvolvimento Profissional”, ministrada pelo professor Maurício Nobre para as turmas de 3ª série do turno tarde. 





Para proporcionar aos alunos um momento cultural diferente, a escola recebeu a visita dos autores e compositores Mateus Santiago e Almir Martins (ex-aluno) que abrilhantaram o intervalo das aulas cantando  belíssimas canções. 









 NOVEMBRO

 JORGE, AMADO JORGE

Dentre as atividades do mês de novembro, destacou-se a homenagem a Jorge Amado pelo seu cetenário de vida. O momento iniciou-se com a apresentação de um vídeo sobre o autor. Em seguida, as alunas Tainara Santos e Elaine Santos, ambas da 2ª série E, apresentaram os personagens do romance Capitães da Areia. Para finalizar, o grupo de alunos Tainá (2º I), Zé Carlos (3º F) e Bruno (3º E) cantaram a trilha sonora do seriado Gabriela, baseado no famoso romance de Jorge Amado, Gabriela Cravo e Canela.








DEZEMBRO 

A equipe  do jornal concluiu a terceira edição do Ideal Expressão.


O Centro de Multimeios  confeccionou os murais natalinos.



Nenhum comentário: